Novo Século

O Santo Império Romano. A Eucaristia. Escolásticos. Controvérsias entre a Igreja do Oriente e do Ocidente. Alfredo, o Grande.

• 800 – No Dia de Natal Charlemagne (Charles [Carlos], o Grande, cerca de 742-814) é coroado como o primeiro “Santo Imperador Romano” pelo Papa Leo (Leão) na Catedral de São Pedro, em Roma. Charlemagne é conhecido por suas conquistas militares, forte governo centralizado, reforma eclesiástica e patrocínio educacional.
  • 831 – Radbertus (cerca 810-877), um dos maiores teólogos dos inícios da Idade Média, ajuda a construir o Escolasticismo. Envolveu-se na controvérsia da Eucaristia com Radbertus mantendo o fato de que a ceia do Senhor que nós participamos o fazemos mentalmente, não dentalmente’.
  • Anskar (801-865), o “Apóstolo do Norte” lança os alicerces para o Cristianismo entrar na Escandinávia.
  • Esforços missionários significantes alcançam ainda mais povos da Europe. Cyril (Cirillo, 826-869) e Methodius (Metódio, cerca 815-885), os “Apóstolos aos Eslavos”, trabalham na Morávia e inventam um alphabeto para aqueles povos.
  • Photius (cerca 820-895), um renomado escolástico e leigo, é eleito Patriarca de Constantinopla em 858. Mais tarde é deposto e reinstalado pelo menos duas vezes. Conflitos sobre jurisdição espiritual e doutrina (“controvérsia filioque”) com o papa e Roma racha ainda mais a Igreja no Oriente e no Ocidente, o que mais tarde passa a ser uma ruptura definitiva.
  • Alfredo, o Grande é feito o Rei de Wessex na Inglaterra. Ele traduz escritos cristãos para o idioma comum do povo. Constrói um palácio-escola e funda dois monastérios. Alfredo devotou metade do seu tempo e dinheiro para os propósitos religiosos.

ANO NOVECENTOS: VINTE E NOVE GERAÇÕES DEPOIS DE CRISTO