Setimo Século

Enciclopedistas. Música na Igreja. O Sínodo de Whitby. Áreas islâmicas no meio da Cristandade.

• 600-636 – Isidoro, Bispo de Sevila. Seus escritos provêm conhecimento raro e enciclopédico acerca da Idade Média. Ele é conhecido por esforços importantes para resistir ao barbarismo e a heresia na Espanha; funda escolas e conventos, e evangeliza os Judeus.
  • 609 – O Panteão Pagão de Roma é consagrado como a Igreja de Santa Maria Rotunda. Como parte da dedicação, o Papa Bonifacius (609-610 DC) confirma o Dia de Todos os Santos.
  • Os órgãos começam a serem usados nas igrejas locais. Os sinos são usados para chamar o povo para o culto e para informar as horas aos monges nos monstérios.
  • O aprendizado cresce muito nos monastérios anglo-saxões.
  • 648 – O Imperador Constancius (Constâncio) II emite “Os Erros” limitando os ensinos cristãos àqueles definidos nos primeiros cinco concílios ecumênicos. O Papa Martinho I (655) recusa-se a assinar o documento. Martinho é banido para a Criméia e morre. Ele é o último papa a ser venerado como mártir.
  • 664 – Depois de um conflito entra a antiga Igreja Céltica e missionários católicos, a Inglaterra adota a fé católica romana no Sinodo de Whitby.
  • Muhammad (Maomé) (cerca de 570-629) inicia a religião do Islão, que começa a suplantar o Cristianismo no Oriente Médio e Norte da África.
  • 638 – Os muçulmanos (islâmicos) capturam Jerusalém.
  • 690 – Dois bispos anglo-saxões, Kilian e Wilibroad, levam adiante uma extensa missão evangelística no continente entre os Francos.

ANO SETECENTOS: VINTE E DUAS GERAÇÕES DEPOIS DE CRISTO
Total de mártires desde o Ano 33 DC: 3.000.000 (0.4% de todos os cristãos; 1.000 por ano)