Quinto Século

As ameaças dos Bárbaros. Os credos. Patrício. Os Francos se convertem. O calendário da Igreja. O culto aos mártires.

• Na época em que os Bárbaros ameaçavam de forma cada vez mais forte o Império Romano, saqueando a cidade de Roma, Agostini (Agostinho) escreveu A Cidade de Deus (413-416), mostrando que o movimento verdadeiro da história era o conflito não visto entre o pecado e a salvação; entre a cidade do homem e o Reino de Deus.
  • O Nestorianismo se espalha na Igreja ocidental, enfatizando a distinção entre as naturezas humana e divina de Cristo. O credo da Calcedônia descreve Jesus Cristo como totalmente homem e totalmente divino, com duas naturezas existindo juntas sem confusão.
  • O poder do Imperador de Roma declina; o do Bispo de Roma ascende. O Papa Leo (Leão) I (440-461) negocia e salva a cidade de Roma das mãos de Átila, o Uno (452). Ele defende sua autoridade sobre os outros bispos, declarando que o Bispo de Roma é o sucessor do apóstolo Pedro.
  • Patrício (cerca 390-460) é vendido com escravo na idade de dezesseis anos. Mais tarde ele escapa e vai para a Irlanda onde realiza uma obra missionária monumental.
  • 496 – O rei franco Clóvis se converte ao Cristianismo e é batizado. Ele conquista metade da França e prepara o caminho para o “Santo Império Romano” de Charlemagne.
  • O calendário da Igreja com ano cristão começa a ser usado. O culto aos mártires e relíquias é prática comum em todas as partes. A glorificação da Virgem Maria cresce. O incenso é introduzido pela primaeira vez num culto cristão no Ocidente.
  • Por causa da desintegração da sociedade secular a hierarquia da Igreja torna-se mais estabelecida e influente.

ANO 500: DEZESSEIS GERAÇÕES DEPOIS DE CRISTO
Percentagem de crsitãos: 22.4%
Raças na Igreja: Outras: 61.9%; Branca: 38.1%
Total de mártires desde o ano 33 DC: 2.540.000 (.8% dos cristãos; 5.540 por ano).