Oitavo Século

Bede na Inglaterra. Bonifácio na Alemanha. Iconoclastaísmo. Charlemagne. Os Nestorianos na China. Alcuin. Os Vikings.

• 731 – O "Venerável Bede" (cerca de 673-735) completa a sua História Eclesiástica do Povo do Inglaterra.
  • A Espanha é invadida pelos Mouros, muçulmanos do Norte da África. Carlos Martel os vence na Batalha de Tours, em 732 – uma decisiva junção na resistência cristã ao avanço muçulmano.
  • Bonifacius (Bonifácio) da Inglaterra é um missionário aos germanos por 40 anos. Por fim é morto por pagãos em 754.
  • A controvérsia iconoclasta sobre a veneração de imagens divide Imperador Bizantino e o Papa.
  • O Papado afirma o seu ofício terreno e estabelece um estado papal na Itália. O Papa Leo (Leão) III (816) separa-se do Império do Oriente e torna-se o supremo Bispo do Ocidente.
  • Chalemagne torna-se o único rei dos Francos em 771; mais tarde é coroado como o "Santo Imperador Romano", estabelecendo um sonho de um reino com um rei cristão.
  • Cristãos nestorianos na China desenvolvem atividades missionárias e constróem monastérios cristãos.
  • Escolas para música eclesiástica são estabelecidas em Paris, Colônia, Soissin e Metz.
  • 781 – Alciun de York (Inglaterra) torna-se conselheiro de Charlemagne e catalisa a "Renascença Caroligiana".
  • 793 – Os Homens do Norte invadem Lindisfarne; e em 795, invadem Iona.

ANO OITOCENTOS: VINTE E DUAS GERAÇÕES DEPOIS DE CRISTO
Total de mártires desde o ano 33 DC: 3.300.000 (0.4% dos cristãos; 3.100 por ano).

myname@myaddress.com