Vigéssimo Seculo

• Guerras mundiais jogam nações européias nominalmente cristãs umas contra outras.
  • Emergem as seitas cristãs carismáticas.
  • Cresce o movimento ecumênico.
  • Revisão da liturgia católico-romana.
  • Missões alcançam virtualmente todas as nações do mundo.
  • Novos métodos de tradução põe a Bíblia em 95% dos idiomas, mas cerca de 1.500 pequenos idiomas representando 5% da população humana, ainda estão sem as Escrituras.
  • É-se dito que mais cristãos tem sido martirizado no Século Vinte do que em todos os outros séculos juntos.
  • O declínio de ir-se a igreja se torna uma realidade visível em muito do mundo ocidental.
  • Crescimento explosivo do Cristianismo chinês.
  • Emergência e colapso de países ateístas poderosos.
  • Crises no Darvinismo (Evolucionismo) revive os ataques cristãos contra a teoria evolucionária e abre as portas para o desenvolvimento de modelos científicos de acordo com uma perspectiva cristã.
  • O surgimento da Internet e midia de massa lideram uma grande disseminação do Evangelho por novos meios.
  • Uma explosão sem precedentes de informação tende a sepultar a verdade.

ANO MIL E NOVECENTOS: SESSENTA E DUAS GERAÇÕES DEPOIS DE CRISTO
Percetagem de cristãos: 1.9 bilhões;
o mundialRaças na Igreja: Outras: especialmente na China, África e América Latina excede os cristãos de raça branca.
Evangelização: cerca de 33% do mundo