Décimo-Oitavo Século

Deísmo. Avivamento. Pietismo. Música protestante. Doddridge, Paley, Wilberforce, Cruden. Movimentos de liberdade religiosa. O crescimento da forma literária narrativa cristã. Missões protestantes.

• Voltaire, um dos muitos deístas, desenvolve o Racionalismo dos “Iluminados”, atacando o Cristianismo e encontrando no homem o centro de todas as coisas. A Revolução Francesa de 1789 recusa as tradições da Igreja e temporariamente apregoa a Deusa da Razão.
  • Um despertar evangélico se espalaha pela Inglaterra e América devido a pregação de George Whitefield, os irmãos Wesley e Jonathan Edwards.
  • O Pietismo traz nova vida ao Luteranismo alemão, e o luterano Johann Sebastian Bach escreve suas músicas “somente para a glória de Deus.”
  • O Conde Zinzendorf estabelece Herrnut como um início de colonização morávia na Saxônia, de onde a Irmandade Morária inicia o seu trabalho missionário.
  • Os cristãos Handel e Haydn escrevem músicas clássicas, inclusive obras religiosas consideradas sem igual. Enquanto isso Isaac Watts e os irmãos Wesley escrevem hinos para serem cantados pelas congregações locais.
  • Aplicação prática das verdades cristãs são encontradas escritos clássicos durante esse século. Entre eles listam-se: O Levantar e o Progresso da Religião na Alma, de Philip (Felipe) Doddridge; Princípios da Filosofia Moral e Política, de William Paley; Uma Visão Prática do Sistema Religioso, de William Wilberforce; e A Concondância de Cruden, publicada no começo desse século.
  • A liberdade religiosa progride bem. Testes religiosos para as posições governamentais são abolidos nos Estados Unidos. A Tsarina Catarina, a Grande, (Rússia) permite a liberdade religiosa.
  • O cristão Danierl Defoe começa a escrever peças literárias que refletem as lutas espirituais do ser humano.
  • A era da missões modernas avança com o estabelecimento da Sociedade Missionária Batista de Londres, que envia William Carey à Índia.

ANO MIL E OITOCENTOS: CINQUENTA E NOVE GERAÇÕES DEPOIS DE CRISTO
Percetagem de cristãos: 23.1%
Raças na Igreja: Outras: 13.5; Branca: 86.5%
Evangelização: 27.2% do mundo
Escrituras: a Bíblia impressa está à disposição em 67 idiomas.