Décimo-Sétimo Século

Revoluções religiosas e guerras. Colônias americanas. A versão King James da Bíblia, Galileo. Clássicos cristãos por Milton, Bunyan e Pascal. Escritores iluminados. Explosão científica com raízes cristãs.

• A Refroma Protestante, que começou no séculos dezesseis, continua a afetar a vida política e religiosa da Europa.
  • Na Inglaterra a Revolução Puritana remove o Rei Charles (Carlos) e executa-o, enquanto tenta estabelecer a Liga (uma espécie de governo com interesses comuns dos seus cidadãos) Puritana.
  • Na França, os protestantes Huguenotes rebelam-se contra o Rei Luis XIII.
  • 1618-1648 – Na Europa Central a Guerra dos trinta Anos traz destruição porque ambos católicos e protestantes buscam o poder.
  • A Inglaterra começa a estabelecer colônias na América do Norte, muitas com o propósito de espalhar o Cristianismo ou estabelecer mais governos bíblico-cristãos – Jamestown, por exemplo, começou em 1606. Os Pilgrims (Pegerinos) chegaram a América em 1620. A Colônia da Baía de Massachussets foi estabelecida pelos Puritanos em 1630.
  • A tradução da Bíblia para o Inglês – “versão King James” – foi à público em 1611. Esta versão de forma e moldou a língua inglêsa por mais de trezentos anos.
  • 1633 – Galileo é forçado pela Inquisição a abjurar as teorias de Copérnico. Homens como Johann (João) Kepler, Isaac Newton, Francis Bacon e Robert Boyle perseguiram, através de estudos científicos, aprender os caminhos do Criador deles.
  • 1634 – A primeira Peça Teatral da Paixão (de Cristo), por Oberammergau.
  • Obras clássicas da literatura cristã são escritas: 1667 – O Paraíso Perdido, de John Milton; 1670 – Reflexões (Pensées), por Blaise Pascal; 1678 – O Progresso do Peregrino, de João Bunyan.
  • Os escritores “iluminados” questionam o Cristianismo e procuram basificar o conhecimento na razão humana. Entre eles: Leibnitz, Hobbes e Descartes.

ANO MIL E SETECENTOS: CINQUENTA E SEIS GERAÇÕES DEPOIS DE CRISTO
Percetagem de cristãos: 22.3%
Raças na Igreja: Outras: 15.9; Branca: 84.1%
Evangelização: 25.2% do mundo
Escrituras: a Bíblia impressa está à disposição em 52 idiomas.