Décimo-Quinto Século

O Concílio de Cosntança. Á Kempis. Joana D’Arca. A Queda de Constantimopla. A imprensa. A Inquisição. Colombo. A Igreja se espalha no Mundo Novo.

• 1414-1417 – O Concílio de Constança procura acabar com o Grande Cisma: o embaraço de ter dois ou três papas competindo por autopridade e poder. Esse mesmo concílio manda queimar o sacerdote tcheco João Hus como herético e condena João Wycliffe (já falecido: condenção póstuma).
  • As crenças religiosas continuam a estar no âmbito de preocupação política.
  • Thomas à Kempis escreve o clássico A Imitação de Cristo.
  • 1431 – A francesa sem teto Joana D’Arc é queimada em Rouen como feiticeira.
  • 1453 – Os turcos capturam Constantinopla and tranformam a Basílica de Santa Sofia numa mesquita. Muitos escolásticos fogem para o Ocidente e encorajam o reavivamento do aprendizado clássico: a Renascença.
  • 1453 – Johannus (João) Guntemberg inventa a impressora e imprime a primeira Bíblia.
  • 1479 – A Inquisição é organizada na Espanha por seus reis Ferdinando e Isabela com a aprovação papal. Aos judeus, sob Torquemada, é dado um prazo de três para se converterem ao Cristianismo ou deixarem a Espanha.
  • 1498 – Savonarola é queimado vivo. Ele foi o grande pregador de uma reforma religiosa em Florença, Itália.
  • Florença, sob a autoridade dos Médicis, passa a ser um centro da renascença humanista. Brunelleschi, Donatello, Micheangelo, Botticelli e Leonardo Davinci – todos estes criaram obras de arte importantes com temas cristãos. Ao mesmo tempo os Médicis tornaram-se incentivadores de um papado muito mais internacional do que antes.
  • A Biblioteca do Vaticano é fundada por Vicholas V.
  • 1492 – Com a viagem de Colombo começa uma nova era de exploração e de expansão cristã.

ANO MIL E QUINHENTOS: QUARENTA E NOVE GERAÇÕES DEPOIS DE CRISTO
Percetagem de cristãos: 19%
Raças na Igreja: Outras: 7.4; Branca: 92.6%
Total de mártires mortos desde o Ano 33 DC: 9.200.000 (0.3% dos cristãos; 24.600 por ano)