Décimo-Quarto Século

Derclínio do papado. Os Papas de Avignon. O cisma papal. A Morte Negra. Dante. Misticismo. João Wycliffe. João Huss.

• João Wycliffe is um dos expoentes desse século. Ele é comumente saudado como “A estrela da manhã da Reforma”.
  • O papado, que alcança o seu ponto máximo sob Inocente III (160-1216), começa a declinar sob Bonifácio VIII (cerca 1234-1303).
  • 1302 – A bula papal “Unam Sanctum” conclama que as declarações papais são infalíveis.
  • 1309-1377 – O papado do “Babilônio Cativo”. O papa reside wm Avignon. A França está sob forte controle do rei francês.
  • 1378-1417 – O Grande Cisma acontece com dois ou três papas declarando autoridade sobre a Igreja ao mesmo tempo.
  • A Morte Negra, ou praga bubônica, assola a Europa. 25 milhões de europeus, mais de 1⁄4 da população, morre.
  • Misticismo aparecem em muitas áreas, especialmente na Alemanha e nos Países Baixos.
  • Meister Eckhardt ensina que a natureza de Deus é desconhecida, exceto através do conhecimento interno que Derus colocou em cada alma.
  • Catarina de Siena tem uma visão onde ela se vê misticamente casando-se com Cristo. Por causa disso ela gasta a sua vida servindo a outros, inclusive tentando acabar com o Grande Cisma do papado.
  • Bandos of flagelados, procurando o perdão de seus pecados, atravessam o interior flagelando eles mesmos como penitência.
  • 1305-1314 – Dante escreve a Divina Comédia espelhando os altos e baixos do Cristianismo no 13o e 14o séculos.
  • João Wycliffe transforma Oxford no centro espiritual da Inglaterra. Ele volta-se para as Escrituras na busca de autoridade e verdade.
  • 1382 – Wycliffe é expulso de Oxford, traduz a Bíblia para o Inglês e treina pregadores leigos para espalhar a Palavra.
  • 1298 – João Huss começa a ensinar teologia na Universidade de Praga e espalha as idéias de Wycliffe.

ANO MIL E QUATROCENTOS: QUARENTA E SEIS GERAÇÕES DEPOIS DE CRISTO
Percetagem de cristãos: 24%