Décimo-Terceiro Século

As Cruzadas continuam. Monges mendigantes. Papa Inocêncio III. Aquinas (Aquino).

• Agora nós estamos na Idade Média Alta. Como crentes protestantes nós absorvermos uma atitude comum entre nós que pergunta: Como a Igreja pôde sobreviver na Idade Média? Como pôde a Igreja afundar tanto? Porquê Deus permitiu que o Papado se desenvolvesse do jeito que se desenvolveu? Como pôde ambas a doutrina e a prática se tornarem tão corruptas?
  • Entretanto, nós temos que admitir que ao mais que aprendemos sobre esse período, mais ficamos maravilhados em observar que eles fizeram o que fizeram. Em cada geração houveram homens e mulheres que seguiram a Cristo com uma devoção que nós teríamos que procurar extensivamente para achá-la nos dias de hoje. A Igreja Medieval simplesmente esbarrou em todas as ameaças dos bárbaros em toda a Europa, e trouxe povos rudes para uma certa prática e entendimento do Cristianismo.
  • Devemos pensar que nós, cristãos do Século Vinte (e Vinte Um) teremos que responder muito mais no Grande Julgamento -- quando o Senhor levará em conta a lâmpada que cada um tem -- do que os nossos predecessores da “idade negra” medieval. (Ken Kurtis)
  • Esse século é por vezes chamado de O Ponto Alto da Idade Média, com o papado atingindo o seu poder absoluto, a filosfia escolática atingindo o seu zênite, e as catedrais góticas dominando o cenário com as suas torres altas.
  • A cause e o espírito das Crusadas continua.
  • 1204 – Europeus, com Viena tomando a liderança, capturam Constantinopla.
  • 1212 – A Crusada das Crianças.
  • São estabelecidas Ordens Monásticas Mendicantes. Estas são um outro esforço de reforma da Igreja. Estas ordens reenfatizam a importância do sermão.
  • 1220 – Francis de Assisi (Francisco de Assis) estabelece a Ordem dos Franciscanos; é canonizado em 1228.
  • 1220 – Os Monges Dominicanos são estabelecidos como uma ordem de ensino; mais tarde é encarregada pelo papa para levar adiante a Inquisição. Alguns tornam-se missionários para a Ásia Central, Golfo Périco, Índia e China.
  • A Catedral de Sallysbury é construída dentro de um período de vida (1220-1258), uma raridade para as catedrais medievais.
  • O papado atinge o seu mais alto poder com o Papa Inocêncio III (1198-1216). É desenvolvida a teoria de que o poder papal permite ao papa interferir em assuntos políticos das nações. É aprovada a Quarta Crusada. As Ordens Dominicana e Franciscana são estabelecidas. A Inquisição é instituída através da junção de forças da Igreja e do Estado para punir os heréticos.
  • 1215 – O Quarto Concílio de Lateran (Latão) condensa e reinforça as doutrinas e práticas medievais.
  • Thomas Aquina (Tomás de Aquino) condensa a Teologia Escolástica em sua Summa Theologica, em 1271, escrevendo, intelligo ut credam “Eu entendo para poder crer.”

ANO MIL E TREZENTOS: QUARENTA E DUAS GERAÇÕES DEPOIS DE CRISTO
Percetagem de cristãos: 23.9%