Décimo-Primeiro Século

A primeira Crusada. Papas com mais autoridade. Cistercianos. Anselmo. A Música Eclesiástica se desenvolve.

• A expansão do Islão continua a ocupar o pensamento e as atividades cristãs.
  • 1099 – Muçulmanos saqueiam o Santo Sepulcro em Jersualém.
  • 1054 – O Cisma Oriente-Ocidente da Igreja. Depois de séculos fervilhando a ruptura finalmente acontece; esta dura até ao dia de hoje.
  • 1071 – Seljuks conquista a Armênia, terminando o Império Bizantino na Ásia Menor.
  • 1095 – O Papa Urban (Urbano) II proclama a Primeira Crusada para retomar Jerusalém das mãos dos muçulmanos.
  • 1099 – Os Crusados tomam Jerusalém.
  • Um sento e cinquenta anos de papas fracos termina no meio desse século, e a autoridade papal começa a crescer. O Papa Gregório VII (1073-1085), “Hildebrando”, move-se para reforma a Igreja com a ênfase no sacerdócio celibatário e a completa separação da Igreja para com o Estado.
  • A Igreja é renovada através de novas ordens monásticas.
  • 1098 – A Ordem Cisterniana, pró-reforma, é fundada em Citeaux.
  • William da Normandia conquista a Inglaterra e aponta Lanfranc com Arcebispo de Cabterbury em 1070. Lafranc reorganiza e reforma a Igreja Inglêsa.
  • Anselmo sucede Lafranc com Arcebispo de Canterbury em 1093. Ele escreve a obra Porquê Deus Tornou-se Homem? Explicando as razões para a morte de Cristo.
  • Desenvolvimento musical: em 1015 o Monatério Pomposa, perto de Ravena, introduz cantos nos seus cultos. Pelo meio do século, cantos mais elaborados substituem o Canto Gregoriano. A harpa chega a Europa. A primeira música de Natal alemã é escrita.

ANO MIL E CEM: TRINTA E SEIS GERAÇÕES DEPOIS DE CRISTO
Evangelização: 25.5% do mundo