Décimo Século

Europa Oriental. Otto, o Grande. Canonização de Santos. Confissão privada. Papas imorais.

• Cristianismo continua se espalhando entre os povos da Europa Ocidental durante este século.
  • No Oriente, húngaros e poloneses começam a converter ao Cristianismo, também alcança Iceland e Greenland no Ocidente.
  • Líderes eclesiásticos cada vez mais se emaranham nas lutas políticas do continente europeu.
  • O Monastério Beneditino, estabelecido em Cluny no ano 909 torna-se o centro de uma reforma na Igreja para retirá-la da crescente secularização das suas instituições e práticas.
  • O povo boêmio abraça o Cristianismo, mas o seu “Bm Rei Wenceslau” é assassinado não muito tempo depois em cerca de 929 rivais pagãos opositores.
  • Vladimir, o dominador único de Kievan Rus é batizado. O povo dele é batizado no Dia de Pentecoste. No mesmo ano Vladimir casa-se com a Princesa Anna, irmã de Basil II, Imperador de Bisantium.
  • Otto, o Grande (imperador 936-973) revive o sonho de Charlemagne de um Santo Império Romano entre o povo alemão. O império de Otto continua, de alguma forma, até o tempo de Napoleão.
  • 993 – Os Santos começam oficialmente a serem canonizados pela Igreja Romana.
  • As confissões privadas passam a ser praticadas tanto nas Igrejas do Oriente quanto nas Igrejas do Ocidente. Anteriormente a prática era a confissão pública. A Igreja Romana inicia o conceito das indulgências. (Não existe evidência dela antes do século décimo-primeiro).
  • O papado alcança o mais baixo ponto em moralidade.
  • Com a aproximação do ano 1.000, muitos temem que o final do mundo e o Último Julgamento estão próximos.

ANO MIL: TRINTA E DUAS GERAÇÕES DEPOIS DE CRISTO
Total de mártires desde o Ano 33: 4.200.000 (0.4% dos cristãos; 3.200 por ano).